Sinopse:
"O retrato inesquecível de duas mulheres que o destino juntou numa aventura comum.
Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.
Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas."
Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas."
Opinião:(PODE CONTER SPOILERS)
Agarrei neste livro, mal deparei-me com o facto de ser uma "aventura" entre uma jovem mulher e uma idosa...Claro, que com a adoração que sinto pelos idosos não podia deixar de ler este livro.
Assim sendo, iniciei esta leitura com muito entusiasmo e gostei muito do que li.
Modignani, começa por retratar a vida paralelamente de ambas as mulheres, passando a descrever o passado da idosa "Matilde". Gostei de ler sobre a sua história de vida, saber que era uma mulher guerreira e que apesar de todas as atrocidades da vida, conseguiu seguir em frente e lutar até ao fim.
Giovanna e Matilde de facto têm uma história de vida muito semelhante, mas para mim a de Matilde tocou-me de forma diferente, não sei explicar o porquê.
Ambas as senhoras tornam-se grandes amigas e Matilde acaba por dar conselhos a Giovanna, que posteriormente se envolve a nível amoroso, com uma pessoa praticamente desconhecida. Confesso que não gostei muito deste romance, não sou uma pessoa que acredita facilmente em amor à primeira vista e por isso foi-me muito difícil acreditar na veracidade desta relação, o que para mim foi o ponto fraco do livro.
Mas, concluindo e em geral é um livro muito bom, com uma história bonita, fundamentada...
Aconselho!
Inicio:25/4/2013 Fim:24/5/13